sexta-feira, 31 de julho de 2009

O incrível caso dos modelos que encolheram


  • O incrível caso dos modelos que encolheram


Enquanto todo mundo olhava espantado para a magreza exagerada das mulheres nas passarelas, os homens afinavam.
Por Guy Trebay, The New York Times



Os modelos Sascha Kooienga e Artem Emelianov: representantes da (estreita) silhueta masculina do momento nas passarelas. Dê o crédito a Hedi Slimane ou o culpe. O tipo de homem que Slimane promoveu quando chegou a bordo da Dior Homme alguns anos atrás (desde então ele já saiu de lá) era magro feito um palito; as roupas que ele desenhou eram tão esbeltas quanto. Os efeitos de sua criação na indústria de vestuário masculino foram radicais e surpreendentemente persuasivos. Em algumas temporadas, o corte seco dos ternos da Dior Homme fez todos os outros designs parecerem quadrados e ultrapassados, e os estilistas de todos os lugares começaram a reduzir as silhuetas.
Então uma coisa engraçada aconteceu. Os modelos também diminuíram. Enquanto o ideal masculino de um tempo tão recente quanto o ano 2000 era um musculoso de mais de 1,80 metro com abdome tanquinho, o homem do momento é um garoto, um espectro ou um raquítico mal alimentado.
Em nenhum lugar isso ficou mais claro do que nos últimos desfiles masculinos em Milão e Paris, onde mesmo aqueles que já se acostumaram ao novo visual ficaram boquiabertos com a enorme quantidade de rapazes de peito escavado, bochechas chupadas e aparência de desnutridos. O fato de a tendência seguir a caravana da moda para Nova York não surpreendeu tanto.
Mas não foi há pouco tempo que a indústria se armou contra a magreza de modelos? Pouco mais de um ano atrás, na Espanha, estilistas foram obrigados a basear a escolha de modelos levando em conta um índice de massa corporal saudável; médicos acompanharam os castings na Itália; Diane von Furstenberg, presidente do Conselho dos Estilistas da América, e Anna Wintour, editora da Vogue, organizaram uma conferência para debater a questão da imagem corporal pouco saudável e as desordens alimentares entre modelos. Modelos, no caso, mulheres, e pode-se dizer com segurança que elas permanecem com aparência tão frágil quanto sempre tiveram. Mas algo aconteceu enquanto ninguém estava olhando. Alguém encolheu os homens.
'Magro, magro, magro', disse Dave Fothergill, diretor da agência do momento, a Red Model Management. 'Todo mundo está encolhendo.'
Isso estava muito claro nos castings de modelos para os desfiles de Nova York de Duckie Brown, Thom Browne, Patrik Ervell, Robert Geller e Marc by Marc Jacobs, em que modelos como Stas Svetlichnyy, da Rússia, representam o novo padrão. O peso de Svetlichnyy, de acordo com ele, é cerca de 66 quilos. Ele tem 1,83 metro de altura e 71 centímetros de cintura.
'Estilistas gostam de homem magro', disse ele nos bastidores do desfile de Duckie Brown. 'Fica bem nas roupas e isso é a coisa mais importante. Simplesmente agora é desse jeito.'
Mesmo em Milão no mês passado, em desfiles como Dolce & Gabbana e Dsquared, em que as escolhas tradicionalmente vão para tipos fortões, os modelos eram mais esbeltos e menos musculosos, mais longilíneos. Tão impressionante quanto, o look-book da Dolce & Gabbana para a primavera-verão 2008 (um catálogo da coleção completa) apresentou homens que parecem nunca ter visto o interior de uma academia de ginástica, e não os modelos que eram tradicionalmente favorecidos - estrelas da indústria como Chad White e Tyson Ballou, que têm aparência de estrela de cinema e físico de astro pornô.
'O visual atual é totalmente diferente do que era moda quando eu comecei no ramo, oito anos atrás', disse Ballou, durante uma sessão de fotos no Milk Studios em Manhattan. Em vários castings, que tendem a ser dominados por um punhado de gente, o estilo de corpo que agora domina é o que Charles Atlas (famoso fisiculturista, morto em 1972) passou a carreira tentando melhorar.


'A primeira coisa que eu fiz quando me mudei para Nova York foi começar imediatamente a freqüentar a academia', disse o estilista John Bartlett. Isso foi nos longínquos anos 1980. Mas a idéia de aumentar os músculos agora parece retrô quando músicos e árbitros do gosto como Devendra Banhart se gabam por passar fome para parecer bem nas roupas.
'A visão mudou', disse Bartlett. 'As roupas agora estão cada vez mais apertadas. Os rapazes estão cada vez mais jovens. Todo mundo é influenciado pelo que a Europa mostra.'
O que a Europa (o que significa dizer estilistas influentes como Miuccia Prada e Raf Simons na Jil Sander) mostra são homens altos como Tom Brady, mas que usam terno tamanho 48.
'Há estilistas que guiam o caminho', disse James Scully, um experiente agente de castings conhecido pelas inúmeras descobertas que fez quando trabalhou na Gucci com Tom Ford. 'Todos olham para Miuccia Prada em busca de um padrão do mesmo jeito que costumavam olhar para Hedi Slimane. Depois que a hedi-slimanização começou, tudo que qualquer um queria escolher era o garoto esquelético que parecia ter tido areia chutada no rosto. Os grandes e maravilhosos modelos simplesmente pararam de ir à Europa. Eles sabiam que nunca seriam escolhidos.'


Os fortões que dominavam a moda masculina até 2000 perdem espaço para meninos cada vez mais magros (acima, em desfile de Herchcovitch):
o visual malhado está em
baixa nas passarelas

O incrível caso dos modelos que encolheram

Por Guy Trebay, The New York Times

Para começar, eles sabiam que jamais caberiam nas amostras dos estilistas. 'Quando comecei no negócio das revistas, em 1994, o tamanho de amostra era um 50 italiano [numeração usada para ternos. É a mesma no Brasil]', disse Long Nguyen, da revista Flaunt.
'Aquele era um tamanho apropriado para um homem de 1,83 metro', disse Nguyen. Mas, apenas seis anos depois - coincidentemente, mais ou menos na mesma época em que Slimane deixou o emprego de estilista da linha masculina da YSL e foi para a Dior Homme -, o tamanho típico de amostras diminuiu para 48. Agora é 46.
'Neste momento, você pode economizar dinheiro e ir direto para o setor dos garotos', disse Nguyen de seu lugar na primeira fila do desfile de Benjamin Cho, que foi apertado como sempre, com uma seleção de varapaus em jaquetas axadrezadas e jeans justos, os mesmos tipos que enchem clubes do Brooklyn como o Sugarland. 'Não tenho muita certeza se os estilistas estão fazendo roupas menores ou se as pessoas são menores agora', disse Nguyen.
De acordo com o estudo realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças, os americanos estão mais altos e mais pesados hoje do que há 40 anos. O relatório, publicado em 2002, revelou que a altura média dos homens adultos aumentou de pouco mais de 1,72 metro em 1960 para 1,76 metro em 2002. O peso médio do mesmo homem adulto cresceu dramaticamente, de 75 para 86 quilos.
Hoje, um modelo que pesasse 86 quilos, não importa quão bonito fosse, seria afastado pela maioria das agências ou mandado a um spa.
Longe de inspirar um dilúvio de indignação, como aconteceu depois que a mídia internacional anunciou a morte de duas jovens modelos por transtornos alimentares, a tendência favorecendo homens muito magros tem sido aceita sem questionamento.
'Pessoalmente, acho que é o consumidor que está fazendo isso, e a moda só está respondendo', disse Kelly Cutrone, a fundadora da People's Revolution, uma companhia de marketing e produção de moda. 'Ninguém mais quer uma bela mulher ou um belo homem.'
Em termos de imagem, a preferência atual é pela beleza que não está completamente desenvolvida. 'As pessoas temem parecer ter mais de 21 anos ou fazer qualquer declaração sobre o que significa ser adulto', disse Cutrone.
George Brown, booker da Red Model Management, afirmou: 'Quando eu atendo a ligação de um garoto que fala 'Eu tenho 1,84 metro e estou falando do Kansas', pergunto imediatamente 'Quanto você pesa?'. Se ele disser 85 ou 86 quilos, eu sei que não poderemos usá-lo. Nossos rapazes pesam 70 quilos com essa altura.'
As cinturas deles, como a de Svetlichnyy, medem de 71 a 74 centímetros. O ideal é que tenham pescoços longos, coxas finas, ombros estreitos e tórax com não mais de 90 centímetros de circunferência, disse Brown. 'É pedido do cliente', acrescentou. 'Esse é o tamanho exato que os estilistas de primeira linha e os editoriais de ponta procuram.'
Para o desfile de Patrik Ervell, o casting pedia new faces e homens cujos corpos fossem adaptados a uma silhueta de espantalho. 'Tivemos que medir as coxas deles', disse Brown.
Para modelos como Demián Tkach, um argentino de 26 anos que foi descoberto recentemente pelo fotógrafo Bruce Weber, o aperto da fita métrica pode acabar com a carreira.
Tkach disse que quando chegou do México, onde esteve trabalhando, 'minha agência pediu para perder um pouco de músculos. Perdi para ajudá-los, porque entendo que os estilistas não estão mais à procura de uma imagem masculina. Eles buscam algum tipo de androginia'.
'Antes os homens tinham que ser altos, fortes e musculosos. Hoje esse biótipo só serve para modelos comerciais. Na passarela eles têm que ser longilíneos. O peitoral não pode passar de 1 metro ou as roupas não servem. Foi a própria mudança da moda que trouxe isso: coxas grossas não ficam bem em uma calça seca de boca estreita. A idade dos modelos também mudou. Hoje a maioria tem menos de 20 anos, quando se é naturalmente mais magro. Talvez essa mudança crie homens anoréxicos. E não só no mundo da moda.'
Mônica Monteiro, dona da MM Management e uma das responsáveis pelo
lançamento e pela ascensão de Gisele Bündchen


'Nunca pensei em ser modelo. Achei que era preciso ser do tipo forte, e sempre fui magro. Quando me procuraram em um jogo de futebol com essa proposta, pensei que fosse mentira. E ainda tive que ficar ouvindo as piadinhas dos meus amigos que estavam ao lado.' Gabriel Closs, 18 anos, 1,88 metro e 74 quilos
(Kariny Grativol)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

10 dicas para modelos


  1. 1. Ser modelo é ser exceção, não regra geral. É uma profissão séria, com direitos e deveres. E isto quer dizer responsabilidade.
  2. 2. Cuide de sua imagem. Divirta-se, mas não se exponha inutilmente. Um(a) modelo deve estar no lugar certo, na hora certa, pelo tempo certo. Sua equipe vai te orientar.
  3. 3. Você é sua marca registrada. Cuide dela.
  4. 4. Sua equipe é competente e pode fazer muito COM você, mas não POR você. Ela não poderá ir alem de sua própria força de vontade.
  5. 5. Desenvolva a maior arma do ser humano: o diálogo. Aprenda a falar e... ouvir. Reivindique, mas aceite a orientação de sua equipe.
  6. 6. Seja profissional. Responsabilidade, pontualidade e educação não fazem mal a ninguém.
  7. 7. Tenha a humildade de aprender a cada dia uma coisa nova. Se você é "TOP", redobre os cuidados. Você sabe como foi difícil subir. Agora, cair é fácil, muito fácil!
  8. 8. Desenvolva uma "insatisfação positiva", de querer mais, de melhorar sempre.
  9. 9. Sua profissão é altamente competitiva. Competitividade vem de competência e competência não é algo que "a gente tem e pronto". NÃO. É algo a ser desenvolvido e renovado todos os dias.
  10. 10. Cuide da parte psicológica. Pesquisas mostram que modelos convivem com níveis de ansiedade superiores aos de jovens vestibulandas de mesma idade. Conheça o que se faz em Psicologia dentro da sua profissão.

Um exemplo de uma modelo super ÜBER é a Gisele!,certo que um modelo não deve copiar o estilo de outra pessoa mas...sim ter outros modelos como fonte de inspiração.

By:Léo Téofilo

domingo, 19 de julho de 2009

Personal Stylist

Saiba aqui qual é a função desse profissional...☻

  • Personal Stylist


A maneira como você se veste mostra a sua personalidade, isto acontece mesmo que você não queira, a primeira impressão que formarão de você é realmente crucial para o seu sucesso.A roupa que você usa passa uma mensagem, e imagem pessoal é muito importante tanto na vida profissional quanto para sua auto-estima.Uma boa aparência faz com que você sinta-se mais feliz e confiante. Quem tem um estilo definido, demonstra talento, poder e dá maior credibilidade às suas falas e atos.O personal stylist existe exatamente para isto, mostrar o caminho para você não errar e para ser uma pessoa mais segura.Sabe quando você acha que não tem roupa, que nada combina com nada, que nada lhe cai bem? Organizando seu armário, dando dicas, misturando peças, mostrando novas combinações você verá suas roupas com outros olhos, então a insegurança passa.Pedir conselhos a um profissional é a maneira mais fácil de redescobrir seu estilo, porém ele deve ter sensibilidade para entender seu gosto, e fazer um conjunto harmonioso disto.Meu trabalho não pretende mudar as características, ou personalidade e muito menos o modo de agir das pessoas e sim ajudá-las a encontrar qual é realmente o seu estilo
  • .Ellen Baraldi

By:Léo Téofilo

sábado, 18 de julho de 2009

Mitos e verdades da profissão:MODELO ☺

O fenômeno da globalização tem levado agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo, cinema e TV a buscarem novos rostos que venham representar culturas e etnias diferentes. Cada vez mais a imagem substitui a palavra e nesse sentido um rosto bonito num corpo saudável diz muito. Além disso, há uma carência de modelos masculinos de padrão internacional no mercado mundial. Em parte isso se deve a um fator cultural, já que a beleza feminina sempre foi valorizada, enquanto que a masculina esteve relegada a segundo plano e cercada por todos os tipos de preconceito. O outro fator é que os anos 90, além de desmistificarem uma série de tabus, fizeram emergir o perfil de um homem mais vaidoso e mais preocupado com sua aparência e bem estar. Seguiu-se a isso um boom de consumo de produtos voltados à beleza masculina, que gerou a busca de rostos e corpos que pudessem representar esse novo conceito de homem, mais vaidoso e menos preconceituoso. Muito se especula a respeito da vida de modelo. Como todas as outras profissões, só sobrevive no mercado quem se profissionaliza. O glamour é mais fantasia do que realidade. O cotidiano do modelo se traduz numa preocupação constante com a pele, o cabelo, o corpo através de alimentação balanceada. O que se busca é saúde. Não existe para o modelo masculino o ideal de beleza cadavérico que se impõe às top models femininas (20 quilos a menos que a altura), mas tampouco ele pode ter alguns quilinhos a mais. Mais ou menos musculoso, não importa. Ele tem que estar com o corpo em cima, vendendo saúde. Esporte é fundamental, mas isso não significa que o modelo tenha que passar três horas diárias malhando numa academia. Natação, ginástica, corrida, capoeira e outros exercícios aeróbicos podem ter resultados esteticamente tão bons ou até mesmo superiores que as horas monótonas gastas numa academia. O uso de esteróides e anabolizantes é totalmente desaconselhável, embora exista um nicho de mercado para halterofilistas, normalmente no segmento de roupa esportiva. Modelos de passarela devem ser altos, normalmente acima de 1.80 m. Modelos fotográficos, não. Modelos com carreiras bem estruturadas chegam bem aos 30 anos, mas o mercado funciona em sua maioria para aqueles que tenham entre 16 e 25 anos. Cada vez mais modelos se tornam atores como uma extensão de sua carreira e até por uma questão de sobrevivência. Basta assistir às novelas da TV para perceber isso. Portanto, aqueles que quiserem investir no seu desenvolvimento profissional devem incluir em seu currículo aulas de teatro, dança, canto, passarela, vídeo, além de duas línguas fundamentais, o inglês e o espanhol. Lógico que quem começa normalmente não tem nada disso, mas se analisarmos os currículos dos modelos mais bem sucedidos vamos encontrar três ingredientes fundamentais: beleza, profissionalismo e humildade. A beleza é o fator motivador, o profissionalismo é o que pode manter o modelo por mais tempo na estrada e a humildade é o que leva o verdadeiro profissional a aceitar os nãos ao longo da carreira e a encarar o envelhecimento com dignidade.

sábado, 11 de julho de 2009

Boum..aqui vamos encontrar uns dos sapatos eleitos os melhores do NYFW 2009,alguns são estranhos...mas do msm geito são lindos. Veludo
Tiras








Sintético












































quarta-feira, 8 de julho de 2009





Há um bom tempo temos recebido mensagens de leitores sugerindo um maior aprofundamento com relação ao mercado de trabalho para modelos masculinos. A grande verdade é que se o mercado de modelos é difícil para as meninas, para os rapazes então…

  • Ainda não atingiu a puberdade

Sem dúvida alguma o mercado para modelos masculinos cresceu muito (e tende a crescer) mas ainda é muito pouco se compararmos com o mercado de trabalho feminino. Se o feminino pode ser considerado maduro, o mercado masculino ainda não passou da infância. As mudanças nos hábitos dos homens modernos e a preocupação maior com a vaidade, tem aberto muitas portas para os modelos. Cada vez mais, vemos grifes se especializando no público masculino; de novos produtos de moda (vestimenta) à produtos de
beleza especialmente desenvolvido para os homens. Isso é uma tendência que cresce em ritmo acelarado a cada ano, o que aumenta as possibilidades dos modelos masculinos na indústria da moda. Mas, mesmo com esse crescimento constante, a realidade para os modelos ainda é difícil e instável.

  • Os cachês não chegam aos pés dos das top


A realidade é que o mercado da moda é dominado por grifes femininas. Mulher consomem infinitamente mais moda do que os homens. É fácil perceber em um rápido passeio em um shopping center, ou ainda no número de publicações (revistas) especializadas em moda feminina. Se a mulher consome mais, obviamente as marcas femininas investem mais, o que justifica o fato de uma TOP receber cachês milionários, ao passo que um “top” masculino não alcançará 1/4 do valor do cachê dela.


  • Poucos modelos profissionais

Se por um lado o mercado masculino é relativamente novo e os cachês são baixos, por outro lado temos um mercado em franca expansão com a promessa de se igualar (ou ao menos chegar próximo disso), ou seja, uma excelente oportunidade para um futuro próximo. A grande queixa e dificuldade por conta dos ‘formadores de opinião’ é encontrar modelos realmente profissionais. Enquanto no mercado feminino a menina se dedica à profissão desde cedo, no masculino não há esse interesse. “A menina quando criança, sonha em se tornar uma supermodelo, brilhar nas passarelas e se dedica à isso. Já os
meninos sonham em conquistar o mundo através da chuteira, e quando entram para o mercado da moda é sempre de forma imprevista, literalmente caem de para-quedas. “ relata o fotógrafo Mauricio Po. A grande maioria dos modelos jamais pensou ou teve o sonho de desfilar. Alguém disse que poderia ser modelo, poderia ganhar um dinheiro e o menino resolveu aceitar e começar ‘sem compromisso’, como costumam relatar ‘ apenas para tirar uma onda’. Obviamente que muitos acabam tomando gosto pela profissão e passam a se dedicar. Mas muitos também, “enxergam a profissão de modelo apenas como uma possibilidade de ganhar um dinheiro extra – totalmente transitório.” acrescenta o fotógrafo. Visto por esse lado, é fácil concluir que embora não exista todo o glamour que há para as meninas, também não há tanta concorrência. Com toda a certeza, os modelos que encaram o trabalho de modelo como profissão não terá dificuldade para se destacar no mercado.
Boum...espero que esse post tenha servido de ''estimulo'' para os meninos que sonham em ser modelo naum desistirem desse sonho.Assim como eu.
By:Léo Téofilo