sábado, 22 de maio de 2010

Cuidado com o "magro e cool" !

A obsessão pela aparência já não é exclusividade das mulheres há algum tempo. Entretanto, uma nova tendência começa a preocupar médicos na Inglaterra: o crescente número de homens com distúrbios alimentares. Há uma década, eles representavam 10% do total de atendidos em clínicas por conta de distúrbios alimentares, mas hoje estima-se que sejam 40% deste grupo.

Os distúrbios alimentares nos homens eram mais comuns na forma da obsessão por músculos e pela barriga tanquinho. Entretanto, é crescente o número de homens sofrendo de anorexia e bulimia no Reino Unido. Dentre os sintomas da anorexia estão a preocupação excessiva com o peso, o aumento nas atividades físicas e a perda constante de peso. Nos homens, a anorexia pode provocar o fim das ereções e diminuição dos testículos.


Demanda crescente pelo "magro e cool"


Segundo o jornal inglês "Guardian" a nova tendência no Reino Unido pode ser associada a uma mudança nos padrões da moda. Rock stars e artistas como Pete Doherty e Russell Brandaparecem cada vez mais magros, com calças skinny e roupas coladas. A Rootstein, uma das maiores fabricantes de manequins do mundo, anunciou, recentemente, o lançamento de manequins com números bem menores que os do cidadão comum. Apesar de protestos de ONGs, a empresa disse que há uma demanda crescente pelo “magro e cool”.

Os distúrbios alimentares são as doenças psiquiátricas com maior índice de mortalidade. Homens famosos como Elvis Presley, o escritor Franz Kafka e o músico Elton John já sofreram diversos tipos de distúrbios alimentares.

FNT:GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário