sábado, 14 de novembro de 2015

Oficina // Figurino de Baixo Orçamento


Passando pra contar que o Centro Acadêmico de Cinema e Audiovisual promoveu entre os dias 6 e 13 de novembro, a oficina "Figurino de Baixo Orçamento". A oficina integrou a programação da Semana de Integração 2015.2 do curso de Cinema e Audiovisual aqui da UESB e foi guiada por quem vos escreve. Uma experiência bem nova e desafiadora pra mim, foi a primeira vez que orientei uma oficina, adorei, quero agradecer a todos que participaram! O objetivo principal foi colocar os participantes em contato com as etapas que envolvem a criação (pré-produção, pesquisa, apresentação do projeto, confecção e finalização). Exercitar o participante no processo criativo e na execução de figurinos através de diversas linguagens como desenho, colagens, modelagem e customização de artigos de vestuário. Em cada estágio, o participante vivenciou importantes processos do cotidiano de um figurinista com pouca grana para produzir (o que é a realidade da maioria dos estudantes). Foi cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$10,00. Todo o dinheiro obtido foi revertido aos participantes para confecção e compra de materiais necessários para execução dos figurinos.

No primeiro encontro fizemos uma introdução ao figurino: caracterizando o tema, compreendemos como ocorre o processo de construção da personagem e quais as atribuições do figurino para construção de personalidade, fizemos um brainstorming e montamos nosso painel de referências das personagens escolhidas: Chanel e Maria Antonieta! Decidimos fazer uma releitura dessas figuras históricas para os dias atuais.



No segundo encontro, fomos ao brechó comprar algumas peças e materiais para a construção dos figurinos.


No encontro seguinte, hora de desconstruir o que tínhamos e construir novas peças.




E o resultado... Nossa Chanel direto do séc. XX e Maria Antonieta do séc XVIII para 2015!









Até a próxima!

3 comentários:

  1. LEONARDO, QUERIDO. ONDE FICA ESSE BRECHÓ????? PRECISO ACHAR UM LOCAL DESSE EM CONQUISTA <3

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo. Um amigo de Ilhéus e também Bloger me indicou o seu canal aqui, como adoro moda e faço alguns desenhos. Da uma olhada no meu blog também é veja se gosta do conteúdo www.noscinco.blog.br
    Meu insta é @fnandasc
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Obrigado pela visita :D
      Tô olhando teu blog agora!

      Um beijo!

      Excluir