Então é isso. A semana de moda carioca acabou. Não acompanhei a fashion week diariamente, só hoje, no último dia, sentei o popozinho na cadeira pra analisar _quase_ tudo o que os estilistas gostariam que nós usássemos no inverno do ano em que mundo supostamente acabaria, lê-se 2012.
Separei 5 desfiles, os que mais gostei, um de cada dia e, diante de tudo o que vi, posso dizer valeu apena todo o tempo que as pessoas envolvidas nesse evento investiram. A colheita foi farta.
Herchcovitch
O desfile começou com looks feitos de dark denim, muitos bolsos, botões e costuras inacabadas, cheias de bossa. O jeans da coleção é claro, meio desbotado. A clássica renda apareceu. A silhueta é ajustada. Recortes bem posicionados também apareceram e criaram vazados geométricos nos vestidos e nas maxicamisas. Pele de carneiro falsa foi usada nos punhos e golas. Os sapatos são abotinados e com solados plastificados. A caveira, marca registrada de Herchcovitch, não ficou de fora.
TNG
Com dois integrantes do elenco de Fina Estampa, Carolina Dieckmann e Marcelo Serrado, a TNG desfilou uma coleção “fresh” para o inverno 2012. O jeans, poderoso chefão da grife, apareceu em diferentes lavagens, meio manchado, desbotado e combinado com renda. Os shapes foram da saia suavemente rodada, até às calças corsário – tendência desacreditada? – com as barras para pular brejo, ou seja, dobradas. Minissaias, trench coats, camisas e shorts também apareceram na passarela. A estampa tem mais cara de inverno e é menos colorida. Um “viva” para a clássica padronagem xadrez.
Coca-Cola Clothing
A Coca-Cola Clothing inspirou-se nos astronautas, deixando para trás toda aquela coisa artesanal e o toque rústico da última coleção, o que resultou em looks bem urbanos e levemente futuristas. As cores eram “fluo”, elas pontuaram as peças street, como; calças coladas e blusões com gorros. Os metalizados, pelo que tudo indica, vão se consolidar na lista de tendências da estação. Notem as mechas coloridas no cabelo, só deixou a coleção ainda mais jovem.
Ah! Aceito, de coração, um par de cada tênis dessa coleção.
Ágatha
A Ágatha desfilou uma coleção cheia de misturas de texturas e materiais. Veludo molhado, tecidos metalizados, cristais, franjas, pelúcia escovada e glitter formaram looks completos ou se combinaram. Os casacos, de sarja e couro, apareceram mais urbanos e volumosos. As calças são retas. Botas, bolsas e viseiras foram feitos com pele de avestruz. As cores são; vermelho, gelo e preto.
Ausländer
A Ausländer, única grife que comentei no último Fashion Rio, fechou dignamente a edição de inverno 2012 da semana de moda carioca. Ricardo Bräutigam, estilista que comanda a grife, apostou no couro, tweeds e veludo para esquentar a estação. O cobertor xadrez fez o papel de poncho e de casaco. Os tricôs reinaram na passarela. O clima da coleção é bem urbano e um prato cheio para meninos cheios estilo.
Nessa temporada não teve Pejic nem Zombie Boy, mas teve Daisy Lowe, modelo inglesa badalada que mostrou o catwalk duas vezes na passarela.
E lembrem-se; dia 19 começa a SPFW.
Um abraço, Léo.