sábado, 10 de maio de 2014

, , , , , , ,

#cinema: 9° CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO


Vocês devem ter notado que conteúdo aqui ta variando bem entre cinema e moda, né? Pois, já havia pensado nisso desde que comecei a cursar Cinema e Audiovisual, na UESB, porém estava mais preocupado em cumprir as matérias e me dedicar total ao curso, mas meio que inconscientemente as coisas começaram a aparecer por aqui. Pretendo escrever mais sobre e contar mesmo como que funciona o curso, vai funcionar como um diário universitário. E já começando, vos escrevo para informar sobre minha primeira viagem dentro do curso, a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO, que acontece de 28 de maio a 2 de junho. Segue abaixo um release que pode ser encontrado no site da mostra:

CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O evento que trata cinema como patrimônio
O evento da preservação, memória, história e educação

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação e o cinema como patrimônio, a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 9ª edição, de 28 de maio a 02 de junho de 2014, reafirmando o propósito de ser um instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação.
Idealizada pela Universo Produção, a CineOP ocupa lugar de destaque no cenário nacional de festivais e mostras de cinema e tornou-se referência no segmento audiovisual por apresentar uma proposta inédita e emergente que une cinema, educação, história e preservação. Recebeu, em 2011, o Prêmio de Preservação da Academia Brasileira de Cinema.
Desde a primeira edição foi acolhida por instituições, parceiros, arquivos, técnicos, acadêmicos e profissionais da educação e do audiovisual foi eleita fórum privilegiado de discussões, reflexões e encaminhamento de ações do setor da preservação audiovisual e da educação, reunindo profissionais, acadêmicos e especialistas em suas edições, para que juntos, colaborarem na construção do Plano Nacional de Preservação Audiovisual – ação estratégica no desenvolvimento de uma nação.
A preservação do cinema e do audiovisual, a iminência de perda de obras significativas do cinema brasileiro, a evolução das técnicas de restauração, o impacto da era digital, o intercâmbio, as diretrizes e estratégias de ação, o conhecimento e troca de experiências dão a tônica às discussões da CineOP, que promove e sedia, em suas edições anuais o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros que reúne profissionais de vários Estados do País. E há seis edições realiza oEncontro da Educação: VI Fórum da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual) onde é colocado em pauta o cinema como instrumento para a educação.
A CineOP transforma Ouro Preto em palco da sétima arte – passado e presente em harmonia provocam reflexões maduras para a construção de uma cultura audiovisual democrática. Desde a sua primeira edição foi acolhida por instituições, parceiros, arquivos e profissionais do audiovisual que a elegeram fórum de reflexões e encaminhamento de ações do setor da preservação audiovisual e da educação, reunindo profissionais, acadêmicos e especialistas para construir Plano Nacional de Preservação Audiovisual – ação estratégica no desenvolvimento de uma nação.
Planeja e estrutura sua programação em três temáticas de atuação complementares: preservação, história e educação. Une o cinema e a educação através da realização das sessões Cine-Escola com a presença de estudantes e educadores da rede pública de ensino de Ouro Preto e região e com a participação de profissionais da educação e do audiovisual
O evento é realizado em três espaços de Ouro Preto – o Centro de Artes e Convenções, instalação da sede do evento e do Cine-Teatro (500 lugares), Galeria de Arte( exposição alusiva ao tema do evento), Salas Administrativas, auditórios – Seminário, Encontro de Arquivos e Fórum Rede Kino, Salão Mariana - instalação do Galpão Cine Bar Show - espaço para as manifestações artísticas e culturais. O Cine Vila Rica – platéia de 700 lugares e a Praça Tiradentes – é a praça principal de Ouro Preto em que é instalado o Cine-Praça( 1000 lugares).
9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto apresenta-se como importante foco irradiador da cultura com a oferta de uma programação abrangente e gratuita que centra o foco na  preservação, na história, na educação e valorização da atividade cinematográfica  e em favor do fortalecimento da nossa identidade. 
Sejam bem-vindos!
O mundo está conectado.
E você está convidado a ter uma temporada cinematográfica contemporânea e histórica em filmes e atitudes.

Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo

Diretores da Universo Produção e
Coordenadores da CineOP
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário