domingo, 12 de julho de 2015

O desfile de arte de Viktor & Rolf em Paris!

Os estilistas holandeses Viktor & Rolf transformaram molduras quebradas e cheias de tecido em vestidos de alta-costura fantásticos durante a semana parisiense de houte-couture. Apresentada no mezanino do Palais de Tokyo, a coleção baseia-se em referências de arte também apresentadas na coleção de alta-costura Primavera-Verão 2015 da dupla, em que os vestidos florais e chapéus de palha foram inspirados em pinturas de Vincent van Gogh. Viktor Horsting e Rolf Snoeren, que fundaram a casa de moda com sede em Amsterdã, estavam presentes na passarela para concluir o processo de criação das roupas ao vivo! Uma por uma, as “pinturas” que estavam penduradas na parede ao fundo da passarela foram sendo vestidas nas modelos enquanto o desfile acontecia.

Os quadros formavam silhuetas exageradas, mas as peças que surgiam de dentro desses quadros eram simples, um jeans manchado de tinta e com as mangas arregaçadas. As primeiras peças do desfile eram telas em branco, feitas de tecido branco com molduras ao redor das bainhas e golas.
Todas as saias, vestidos e capas foram criadas a partir da moldura.

Ao longo da apresentação, o tecido se tornava mais pesado e modelado, decorado com imagens baseadas em pinturas da época dourada holandesa do século 17. "O gesto pictórico é obtido através de técnicas de trompe l'oeil (ilusão de ótica): cada obra é executada em uma estratificação complexa de jacquards de corte a laser, bordados e apliques", disse Viktor & Rolf. E as peças iam se tornando cada vez mais extravagantes conforme o desfile avançava...

Em algumas peças, o lado de baixo da moldura foi revelado, com o objetivo de reforçar a ideia da roupa-artwork. Um dos últimos vestidos contou com um colar gigante e uma bainha que se estendia para fora e até para um lado, exibindo o tecido pintado. Após o desfile, o colecionador de arte holandês Han Nefkens adquiriu uma das peças para doar para o Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdão. 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário