domingo, 30 de agosto de 2009

Não quer passar calor mas quer incrementar ? Vai de colete !

Tido até pouco tempo como peça restrita ao guarda-roupa de vovôs, o colete voltou a reinar no mundo da moda e conquistou os mais célebres fãs. A peça foi constante em desfiles nacionais e internacionais, e recentemente invadiu as ruas de metrópoles do mundo todo, conferindo estilo e bossa aos looks masculinos. Se você deseja aderir a essa moda, mas está em dúvida de como usar o colete, anote algumas dicas.


O colete masculino surgiu no século XVIII e era uma peça refinada, comumente confeccionada em tecidos nobres e ricamente bordada. No início do século XX, ele se uniu ao paletó e à calça para formar o terno, traje essencial no armário dos homens. Sua função principal era guardar o relógio de bolso. Com a popularização dos modelos de pulso, o colete foi ficando cada vez menos comum, só sendo utilizado em ocasiões muito formais.

Joe Jonas
Nos anos 70, a peça foi incorporada ao visual hippie, geralmente confeccionada em tecidos rústicos e couro. Nesse período, o colete começou a freqüentar também o guarda-roupa feminino. Na década seguinte, o terno foi desconstruído pelos homens, que começaram a usar em uma mesma produção calças, coletes e paletós de cores e tecidos diferentes.


Justin Timberlak

Nos últimos meses, devido à constante presença do colete em desfiles e eventos badalados, a peça voltou à ativa, conquistando a predileção dos jovens e deixando de ser considerada antiquada. Personalidades famosas, como David Beckham e Zac Efron, são vistos constantemente vestindo coletes. Além disso, a peça fez parte do figurino de sucessos cinematográficos recentes, como Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, Sangue Negro, O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford e O Amor Não Tem Regras. Para não errar na hora de vestir o colete, preste atenção nessas dicas:


Visual informal: use o colete com camisa estampada ou colorida, de manga longa ou curta. Para não ficar com o look muito formal, combine com calça jeans e tênis tipo Converse. Outra boa maneira é usar a peça em conjunto com uma camiseta branca, lisa ou estampada. Para os mais ousados, existe a opção de usar a peça sem nada por baixo, fazendo um visual roqueiro. O resultado fica bacana, mas deve combinar com sua personalidade.

Entra ano, sai ano, o colete continua aparecendo. Sabe por quê? Ele pode ser usado em qualquer estação, assim como se fosse um acessório. Não tem nada melhor para aqueles dias em que só a camiseta parece não dar conta do recado. E o complemento não faz você quase morrer de calor!

Visual formal: combine com camisa lisa de manga comprida, com ou sem paletó. A calça deve ser social, de preferência do mesmo tecido do colete. Muito cuidado na hora de escolher a gravata: a ideal é a skinny - aquele modelo mais fino. Nunca combine colete com gravata borboleta em um look formal, ou você poderá ser confundido com um garçom.

Um comentário: