domingo, 8 de abril de 2012

, ,

FD entrevista: Marie Thauront

Aconteceu do dia 2 até o dia 7 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus, a segunda edição do Festival de Cinema Baiano - FECIBA. Além de promover mostras e exibir vários curtas e longas, o festival contou com a presença de Paloma e Cecília Amado, filha e neta do escritor Jorge Amado, que atuaram como palestrantes.
Paralelamente aconteceram 3 oficinas oferecidas pelo FECIBA: Assistente de Direção com Adler Paz, Interpretação para Cinema e Vídeo com Fábio Vidal e Maquiagem Artística com Marie Thauront, maquiadora francesa, radicada aqui na Bahia, formada pela Ecole Chauveau de Paris. E foi com ela que conversei um pouco. O bate-papo você confere aqui:

FASHION DECENTE: Você sempre gostou de maquiagem?
MARIE THAURONT: É... Desde adolescente.

FD: Quando você decidiu se tornar maquiadora profissional?
MT: Quando eu... Naquele momento em que eu estava morando na França e fiz um estágio numa casa de produção que tinha lá em Paris, perto de onde eu morava. Aí a professora, depois desse estágio, me pediu pra fazer um filme pra ela, um curta que eu fiz e depois desse curta eu gostei e fiz uma escola mesmo de maquiagem lá e pronto. Voltei pro Brasil e começei a trabalhar com isso. Eu vim pra cá com 14 anos, pra Salvador. E nesses 37 anos depois que eu vim pra cá, eu fui umas 4 vezes pra França. Quando eu tinha 20 anos, eu passei 2 anos lá.

FD: Na área de beleza, manter-se atualizada é fundamental. De que maneira você fica por dentro das tendências?
MT: Olha, É... se manter atualizada na área da moda, alías, sim, da maquiagem em geral por causa das tecnologias né?! Mas para estar antenado no que está acontecendo na área da moda tem que... Eu fico na internet. Aqui no Brasil é meio difícil o que a gente pode fazer né? Em Salvador, pelo menos.

FD: Em Paris é mais fácil?
MT: Não, porque as coisas, os grandes desfiles, essas coisas todas acontecem lá, em São Paulo, no Rio e aqui na Bahia não tem muita coisa. Então é isso, mas por um lado também é legal porque a gente é obrigado um pouco a inventar, criar né?! Estimula a criatividade. É isso, se manter atualizado e pesquisar.

FD: Um produto que você não abre mão...
MT: Um pincel! (risos). Porque o resto, como a gente tem muito problema com material, assim, pra a gente, tudo serve!

FD: Você faz vários tipos de maquiagem, mas a maquiagem artística é a sua preferida?
MT: Olha, isso mudou ao longo fa minha carreira. No início eu fazia muita publicidade. Atualmente eu me considero muito mais maquiadora na área de teatro do que de publicidade, mas eu faço cinema também, faço festas, cantoras, um monte de coisa. E também eu tenho uma área que eu to gostando muito que é a de criação pessoal mesmo, uma viagem minha artística.

FD: Quais as principais qualidades que deve ter um profissional da área de beleza?
MT: Rapaz... Da área de beleza é grande isso né?! Vamos falar de maquiagem que é o que eu conheço! É... Tem que ter, é... Quais são as qualidades? Pera aí... Tem que ter dedicação, paciência, claro! Eu acho que em qualquer profissão né?! Mas diretamente á área de beleza: criatividade, saber se comunicar e respeitar as pessoas porque a maquiagem é isso! A maquiagem é uma coisa muito íntima que você pega no rosto da pessoa, logo o rosto e é muito perto. Acho que tem que ter respeito pelo outro. Enfim, é isso. São várias coisas. O ato de maquiar é uma coisa e a relação de trabalho, assim, com equipe, tudo isso, é outra coisa e enfim, é uma batalha. E pesquisar e criar uma bagagem ao longo do tempo né?!
#FIM

Aqui, um preview do que rolou no último dia da oficina. Os alunos levaram modelos para serem maquiados e... Teve de The Walking Dead até Índia brasileira!


E só pra constar: fui fazer a entrevista com a Marie e acabei virando cobaia, fui maquiado por uma das alunas. O resultado vocês irão ver num outro post com mais fotos da oficina.

Parabéns a toda equipe do festival e que venha a 3° edição!
Reações:

2 comentários:

  1. Nossa Leo, que legal a entrevista, amei, a Marie é mesmo muito talentosa, deve ter sido uma ryqueza só entrevistá-la!

    http://estilooque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo maquiagem artística, principalmente editorias!
    Quero ver a foto de você maquiado haha
    beijos :*
    Batom e Salto Alto

    ResponderExcluir