sábado, 12 de junho de 2010

Passarelas difíceis, saltos altíssimos: os maiores inimigos das modelos em desfiles

Modelo com rosto coberto no desfile do Ronaldo Fraga outono-inverno 2010

O que pode ser apenas uma reta com alguns metros de comprimento, pode se transformar no pânico das modelos.Afinal, quem acha que andar num salto 10 em cima de um espelho de água é fácil? Ou que é possível passar um desfile inteiro dando voltas em torno de cadeiras sem ficar tonto? Por esses e outros motivos, as passarelas difíceis são um dos maiores temores das modelos.

"Se a gente estiver com o sapato errado, então... Por isso tento sempre experimentar antes de desfilar. Se em cima da hora nos dão um sapato maior que o pé, é um perigo", contou a top Daiane Conterato.
Outros 'inimigos do equilíbrio' para ela são saltos altíssimos - e para quem não são? - e objetos de cena. "Lembro de um desfile do Alexander McQueen em que ficávamos subindo e descendo escadas o tempo todo. Foi bem tenso. Fazer o desfile certo, olhando para a frente e se equilibrando sobre os sapatos não é fácil", diz.

Passarela com água é desafio
A passarela mais difícil para a modelo
Ana Claudia Michels foi um desfile da Rosa Chá de alguns anos atrás, onde ela tinha que andar numa passarela com água."Meu único pensamento durante o desfile era: não posso cair, não posso cair, não posso cair", conta a modelo, que não caiu, para alegria de todos. Lara Stone, por exemplo, quase coleciona quedas em passarelas e já confessou isso ao "GNT Fashion".

Já a modelo Kátia Selinger diz que seu desafio mais recente na passarela foi o desfile de inverno de
Ronaldo Fraga, no último São Paulo Fashion Week. "A gente desfilava com uma máscara que quase cobria os olhos e tinha que ficar dando voltas na cadeiras da passarela. Fiquei com medo de errar a ordem, de cair. E olha que os sapatos eram baixos", recorda ela.

Desfile Prada Primavera Verão 2009

Refrigerante ajuda a 'grudar' na passarela
Alberto Renault, um dos mais concorridos diretor e cenógrafo de desfiles brasileiros, tenta sempre que possível, criar passarelas simples. "O conforto das modelos é minha primeira preocupação, depois da criação. Tento evitar passarelas mais complexas, até porque temos muito pouco tempo para os ensaios. O equilíbrio é criar algo que ainda possa suscitar interesse e surpresa nas pessoas e que não atrapalhe a apreciação das roupas".

O cenógrafo Muti Randolph passou recentemente por uma situação complicada no desfile do estilista
Victor Dzenk: "O cenário era de plataformas em forma de queijo, que deveriam girar. Mas o motor quebrou e não girou, mas no final deu tudo certo". E ele quem revela um segredo dos bastidores inimaginável: "Quando a passarela está escorregadia, passo refrigerante para deixá-la grudenta".

Curso ensina a andar de salto alto
Acredite: existe um curso de seis semanas na escola
South Thames, em Londres, que ensina a andar de salto e ainda auxilia na compra de sapatos. A instrutora é a guru Chyna Whyne, autora do livo Mastering The Art Of Wearing High Heel, que afirma: "o curso prepara para o mundo dos negócios e para a vida social".
FNT:GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário